quinta-feira, 31 de maio de 2012

Traje: Esporte Fino


Sempre bate um leve desespero quando recebemos um convite que exige um tipo de traje que não temos muito a noção de como seja. O traje Esporte Fino é o que causa confusão na cabeça de muitas pessoas, afinal, como pode um traje fino ser esportivo? Calma! Vamos voltar para o início dessa história, para assim podermos entender até onde ela chegou.

 
Antigamente, o Esporte Fino era chamado de Tenue de Ville, uma mistura de roupas casuais com roupas sofisticadas, ou melhor, uma união entre o traje Esporte (estilo muito usado no dia-a-dia) com o traje Passeio Social (estilo usado em eventos importantes, como comemorações). Com o passar do tempo, o termo foi consolidado na língua do povo - uma vez que muitos estilistas brasileiros dizem que é totalmente errado falar “Esporte Fino”, pois o correto é “Traje Passeio” - e hoje é usado frequentemente quando alguém quer dizer que a festa será mais descontraída e informal, para o convidado não aparecer com uma roupa de gala e acabar não combinando com o ambiente. 

O traje Esporte Fino Feminino é composto normalmente por vestidos de corte reto acima do joelho ou terninhos, sandálias ou sapatos de salto (baixo ou alto), e acessórios como itens obrigatórios, para poder esbanjar elegância com o look, portanto, brincos, anéis, pulseiras, colares e bolsas são super bem-vindos, com brilho fica melhor ainda. Resumindo, tem que ser simples e chic ao mesmo tempo!


No inverno as mulheres podem substituir os terninhos por uma combinação perfeita com blazer de tweed e calça de veludo. O veludo é um tecido que aquece muito bem, além de ser um tecido nobre, macio e sofisticado. A Calça de Veludo Skinny possui um corte bem ajustado ao corpo, um bolso na parte traseira e dois bolsos no estilo faca nas laterais, complementado por detalhes em couro, botão e zíper, a peça por si só já consegue dar um ar de sofisticação ao visual.
Mas se mesmo com o frio, a preferência for pelo vestido, às mulheres ainda podem usá-lo tranquilamente, desde que usem uma meia-calça grossa para se aquecer também. A Meia Calça Trifil Fio 260 tem a função de substituir uma calça nas baixas temperaturas, é fabricada com poliamida e elastano, tecidos leves, resistentes e flexíveis que podem ser usados com vestidos e saias, sem tirar o glamour.

Vestidos de manga comprida são ótimas opções no inverno, mas na falta das mangas, utilize uma Pashimina, ela é fabricada com tecido 100% viscose, própria para ser usada por cima do vestido nos dias frios, proporcionando muita elegância e sofisticação.

 
Já o traje Esporte Fino Masculino é composto normalmente por blazer, calça social ou de brim, camisas de botão (cores neutras, de preferência claras), sapato social, e a gravata é opcional. Se o frio apertar, uma ceroula térmica vai ajudar manter a temperatura do corpo estável, a CeroulaTérmica Masculino Lion possui tecido 100% poliamida e funciona como uma segunda pele.

Aproveite as dicas e boa festa!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Katipsoi Zunontee